É preciso arriscar e levar o primeiro tombo para saber que é possível reerguer-se. Dar o primeiro passo, apesar dos tropeços, permite sentir os pés no chão e saber que eles podem ir para onde desejarem, retornarem ou permanecerem, se assim o quiserem.
Saiba que não tem como sair ileso, a ferida é inevitável. Mas elas cicatrizam e tornam-se lembretes de que sobrevivemos, resistimos e existimos, apesar e além delas. Não há fórmulas mágicas, nem receitas prontas. A vida, certamente, não é fácil. Porém, é o mistério mais paradoxal e encantador que temos o privilégio de presenciar.
Viver é o ócio dos amadores, no sentido duplo da palavra, substantivo e verbal. Somos todos principiantes numa estrada desconhecida. E, para a trajetória valer a pena, o segredo é conjugar o verbo amar em todos os tempos, modos, lugares e situações.
Ser um amador profissional pode tornar a desgraça nossa de cada dia menor e ressaltar diante do nosso olhar minúcias admiráveis, que cativam e cultivam o melhor que pode florescer em cada um de nós. Nosso coração é terra fértil que desabrocha a cada amanhecer. Precisa ser regado e cuidado para dar seus frutos por onde passar. A esperança é o adubo que fortalece suas raízes e o encoraja a sonhar. Um coração sonhador sempre tem um motivo a mais para bater.
Às vezes, a vontade de parar será maior do que a de prosseguir. E não há problema nenhum nisso. Há momentos em que a pausa é necessária, e retroceder é fundamental para adquirir o aprendizado que nos guiará na caminhada. Perceba que não existe um destino final, aproveite todos os pedaços da trajetória, pois eles são únicos, sem direito a replay.
Inale todo aroma que flui da existência finita. Sinta o sabor e a textura que ela tem a oferecer. Permita-se ser sentido, tocado e amparado, pois super-heróis só existem nos quadrinhos. Não falhe na missão de ser aquilo que se é, humano. Carregue sempre uma dose de empatia e embriague-se de resiliência, ela é o combustível que nos impulsiona quando o sistema entra em colapso.
Repare no olhar que sorri, no silêncio que grita e nas palavras que abraçam, eles serão a bússola que te guiará de volta para casa nos momentos difíceis. Valorize quem permanece quando ninguém quis ficar, que é calmaria em meio a tempestade, acalenta na hora da dor e alegra-se com a sua felicidade. Seja o amigo que você deseja ter. Aprenda a perdoar sempre e uma vez mais, pois um dia precisará ser perdoado, e no outro, também.
Não deixe o medo te paralisar e te impedir de lutar. A derrota só chega para os que abandonam a batalha, antes mesmo dela começar.
Dê uma chance para si e tenha fé, pois, como diria Gilberto Gil, essa costuma não falhar…